domingo, 21 de março de 2010

EICTV

Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, também conhecida como a “escola de todos os mundos”, surgiu na segunda metade dos anos 80, a partir do sonho de alguns artistas de criar uma escola de cinema que pudesse integrar os países latino-americanos. O projeto acabou sendo apoiado por cineastas da Ásia e da África e acabou dando origem a uma escola de cinema do então terceiro mundo.

O governo cubano ofereceu as instalações e a manutenção básica para a escola e então ganhou vida o projeto encabeçado pelo escritor colombiano Gabriel García Marquez, pelo poeta e cineasta argentino Fernando Birri e pelo cineasta cubano Julio Garcia Espinosa, à época presidente do Instituto Cubano de Cinema (ICAIC). A escola foi inaugurada em 15 de dezembro de 1986. Hoje, quase 25 anos depois, a escola já formou mais de 1500 pessoas de 47 países diferentes, em seu Curso Regular de Cinema e Televisão.


Há algum tempo eu vinha pensando na possibilidade de conhecer a escola e participar de uma oficina de roteiro de curta duração, que fosse capaz de se adaptar às férias do meu trabalho. Até que enfim a oportunidade surgiu e no dia 14 de fevereiro passado eu desembarquei no Aeroporto José Martí em La Habana e dali fui direto à escola.


Eu já sabia que a escola ficava num lugar retirado, próximo à pequena San Antonio de los Baños, mas ao chegar de fato ao local não pude deixar de pensar na magia daquele lugar, praticamente isolado numa área rural, onde se pensa (e se vive) cinema 24 horas por dia. Os alunos do curso regular da escola ficam lá por três anos, envolvidos nessa atmosfera cinematográfica.


Além do curso regular de graduação, que dura três anos e cujas vagas são distribuídas entre estudantes de diversos países, a escola também oferece dois outros tipos de atividades: os cursos de altos estudos, dedicados a profissionais da área que buscam um aperfeiçoamento mais específico, e as oficinas internacionais que oferecem cursos rápidos em diversas áreas, entre elas a de roteiro, para a qual eu me inscrevi. Essa oficina é dedicada exclusivamente para alunos de língua portuguesa e conta com um tradutor para auxiliar àqueles que têm dificuldade com o idioma espanhol.


Cheguei na EICTV no final da tarde daquele domingo, com a bagagem carregada de expectativas. Durante o vôo já havia conhecido duas colegas que fariam o curso comigo, a Mayara e a Cecília, ambas paulistas, mas ainda havia mais gente para conhecer, pois a turma seria de 17 pessoas. O táxi nos deixou em frente à “Carpeta”, a recepção da escola, e fomos atendidos pela Jaquelin, que nos conduziu aos nossos alojamentos. As duas gurias que viajaram comigo ficaram em um apartamento e eu fui para outro. Depois de receber as instruções da recepcionista, averigüei o ambiente e organizei minhas coisas. Da janela do meu quarto dava para ver a horta da escola, de onde sai boa parte dos alimentos que são servidos no refeitório. Observei que havia dois homens parados no meio da horta olhando para algum lugar. Depois de algum tempo olhei novamente e percebi que os homens ainda estavam lá, na mesma posição. Olhei para o outro lado da horta e vi que não eram dois, mas vários. Só então deduzi que se tratava de espantalhos em forma humana. E que depois fiquei sabendo que eram estátuas de alguns cineastas que tiveram importância relevante na história da escola, como Glauber Rocha, Fernando Birri e Francis Ford Coppola.




Em seguida chegaram no apartamento outros dois colegas de curso que já estavam alojados ali, o Kito (RJ) e o Guilherme (SP). Trocamos uma idéia e fomos nos encontrar com as gurias que haviam chegado comigo. Ao descermos encontramos também a Giovana (RJ), a Joelma (BA) e o Rômulo (RJ), e decidimos reunir a turma para conhecer o refeitório e jantar.


O refeitório da escola, onde fizemos nossas refeições durante aquelas duas semanas de curso, oferecia uma comida padrão estilo R.U. de universidade federal, e não se tratava de uma comida excepcional, mas nada que fosse intragável, pelo menos para mim. Alunos, professores e outros convidados da escola, todos comiam a mesma coisa.



Ainda naquela noite conheci o Daniel Berlinsky, do Rio. Na manhã seguinte, conheci o Edson, o quarto integrante do meu apartamento, e que também é gaúcho. E enquanto aguardávamos para acertar nossas contas com a escola, conheci os outros integrantes que ainda não havia encontrado: Patrícia (RJ), Melina (AL), Juliana (outra gaúcha), Joana e Renata (Brasília) e Évanes (SC). A partir daí a turma estava formada e foi uma convivência muito interessante com esses brasileiros de diversos lugares do país, que assim como eu têm um objetivo em comum: escrever roteiros. Foi uma convivência muito interessante, com muita troca de idéias e experiências e de onde surgiram boas amizades e talvez futuras parcerias profissionais.


O dia a dia na escola compreendia as aulas pelas manhãs e tardes, às vezes alguns encontros à noite, idas ao refeitório para as refeições, momentos de reclusão para criar nossas histórias e momentos de trocas de idéias com aqueles com quem se criou uma afinidade maior em termos profissionais. Fora isso, algumas festinhas e também algumas braçadas na piscina olímpica da escola, a qual eu não freqüentei tanto como gostaria devido ao frio e à falta de tempo.


As paredes da escola denunciam os nomes dos profissionais que já circularam pela EICTV, como Coppola, Spielberg, Mike Leigh, Carlos Sorín, Nelson Pereira dos Santos e tantos outros. A energia do cinema transita por aqueles corredores por onde circulam pessoas de diferentes lugares do mundo, todas com o mesmo objetivo: pensar e fazer cinema.



Quem vai à escola buscando comodidade com certeza vai sair de lá um pouco frustrado. A comida é razoável, a hospedagem é simples e a internet é lenta, mas acredito que as vezes é importante sair da nossa zona de conforto para que o estranhamento permita que o intelecto trabalhe mais intensamente.


Foram 15 dias muito proveitosos e a sensação que tive ao deixar da escola foi uma vontade muito grande de voltar.



Um comentário: