sexta-feira, 12 de março de 2010

AS FAVORITAS DOS CUBANOS

Que os cubanos adoram o Brasil eu aprendi logo na chegada, com o taxista que me levou de Havana até a escola de cinema, em Santo Antônio de los Baños. O que descobri depois é que um dos grandes motivos que geram essa admiração ao nosso país são as nossas telenovelas, que levam até os cubanos a imagem do Brasil que é vendida pelas produções da TV Globo.


Bastava eu começar uma conversa com um cubano, ao saberem que se tratava de um brasileiro, logo vinha um comentário sobre a qualidade das produções de teledramaturgia da nossa TV. Nas redes de televisão locais também são apresentadas novelas cubanas, mexicanas e colombianas. Mas segundo os próprios cubanos, as brasileiras são suas favoritas.


Falando nisso, o atual fenômeno que vem mobilizando a atenção do povo cubano é a curiosidade em saber quem é a vilã de “La Favorita”, novela de João Emanuel Carneiro, que vai ao ar com o título obviamente traduzido ao espanhol. Parece que a novela que aqui no Brasil arrancou elogios da crítica, mas demorou a cair o gosto do grande público, não teve dificuldades por lá.





Quando encontram um brasileiro, os mais curiosos não resistem e perguntam logo de cara:


– ¿Quien es la mala de la novela? ¿Donatela o Flora?


E basta contar que a vilã é a personagem da Patrícia Pillar que todos ficam surpresos e intrigados porque suas suspeitas recaem sobre Claudia Raia. E então, logo em seguida vinha outra pergunta, na busca de uma justificativa para entender a trama da história. Mas aí eu me negava a responder e falava que o melhor mesmo era assistir a novela, para que não perdesse a graça.


O caso mais difícil que caiu nas minhas mãos foi de uma senhora de 74 anos, em Trinidad de Cuba, que costumava assistir a todos os capítulos na casa de sua vizinha, onde eu estava hospedado. A dona Marta – assim se chama a senhora – me obrigou a buscar na memória o destino da maioria dos personagens, dos quais eu já nem lembrava ao certo. Fui salvo pela dona da casa que interveio pedindo para que eu não contasse mais, senão perderia a graça em acompanhar a novela até o final.





Dona Esther assistindo a novela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário