terça-feira, 22 de dezembro de 2009

LULA, EL HOMBRE QUE ASOMBRA EL MUNDO

Continuando no assunto COP 15, não posso deixar de falar no discurso improvisado do Presidente Lula no encerramento da conferência em Copenhagen. Seu discurso em tom de desabafo foi extremamente sensato e arrancou aplausos em vários momentos. Para quem chamava o presidente de burro e ignorante deve estar sendo difícil aceitar que ele é considerado um dos grandes líderes mundiais da atualidade, não só pelos cidadãos comuns mas também pelos próprios líderes. Zapatero fez declarações ao jornal espanhol “El País” e Obama chamou Lula para uma reunião particular. Quando que um presidente brasileiro conseguiu ter uma presença tão marcante a nível mundial?

Revoltante apenas foi ver a chamada do Jornal Nacional naquele dia: “Lula defende os países ricos”. Pra quem não viu na íntegra o discurso, vai ele aqui, para que possam tirar suas próprias conclusões sem serem influenciados pelo jornalismo parcial da TV Globo.





E pra quem quiser conferir na íntegra o texto escrito por Zapatero para o jornal madrilenho El País, aqui vai o link:

http://www.elpais.com/articulo/internacional/hombre/asombra/mundo/elpepuint/20091211elpepuint_1/Tes

“Lula tem o imenso mérito de haver unido a sociedade brasileira em torno de uma reforma tão ambiciosa como tranqüila”. Jose Luiz Zapatero, Presidente do Governo Espanhol

Em tempo: De acordo com o dicionário da RAE (Real Académia Española), o termo “asombrar”, da forma como utilizado pelo autor do texto, tem o sentido de “causar grande admiração”.


Um comentário:

  1. E eu aqui, achando que só os malucos da minha turma da faculdade pensavam assim...
    fico tão feliz em achar malucos por outros cantos tbem!! =)
    Toda vez que vejo algo que ressalta o papel de destaque q o Brasil ocupa hoje no cenário internacional, reparo no sentimento de orgulho meio descabido q eu sinto, e penso que mais do q se tornar um dos líderes com maior credibilidade da atualidade, o Lula conseguiu despertar um patriotismo e um orgulho de ser brasileiro inédito...E não precisa nem ser fã do cara, é só ver os fatos e números de um país q cresceu mais e foi mais longe do que qquer analista apostaria q seria possível. Eu li a entrevista do Zapatero no dia em q saiu, e só consegui rir sozinha e pensar em todos os professores, amigos e colegas q insistem em rotular Lula como um populista analfabeto, e na minha vontade de dizer para todos um sonoro "tomô!!!!", hehe....

    ResponderExcluir