sexta-feira, 11 de setembro de 2009

FERIADÃO + AMIGOS + BAHIA

Para quem trabalha cumprindo horário, escravo do ponto eletrônico e tendo que passar seus dias “úteis” enclausurado dentro de uma empresa, nada melhor que um bom feriado para quebrar a rotina e injetar ânimo novo. Quando o feriado cai numa sexta ou numa segunda, a coisa fica melhor, porque serão três dias (três dias!) longe daquela rotina maçante. E quando os feriados se prolongam, os chamados feriadões, aí parece que a coisa fica ainda mais interessante e a sensação de liberdade ainda maior.
Não é questão de preguiça ou desgosto pelo trabalho. Mas simplesmente a necessidade periódica de reabastecer as energias, afinal vivemos num mundo cada vez mais agitado, onde as responsabilidades crescem e a necessidade de dar conta de várias coisas ao mesmo tempo pode levar a problemas sérios de saúde como o estresse, por exemplo. Depois de um bom feriado, com certeza as pilhas estão recarregadas e é possível voltar ao trabalho totalmente revigorado.
Feriadão faz bem para desestressar.

Outra maneira de esquecer os problemas do dia-a-dia, sejam pessoais ou profissionais, é desfrutar da companhia de amigos. Para quem vive longe da família, os amigos acabam sendo uma companhia muito próxima, com quem se pode contar nos bons e nos maus momentos.
A convivência entre as pessoas exige doses de parceria e compreensão, afinal as relações humanas não são tão simples assim. Mesmo a convivência familiar, que pressupõe uma união mais forte, de sangue, exige certas condições para se desenvolver de maneira agradável. Por isso, nas relações entre amigos, onde não existem laços de sangue e os vínculos podem se quebrar mais facilmente, é preciso saber conhecer, compreender e respeitar o jeito de ser de cada um, para assim fortalecer essas relações. Mesmo entre amigos, que se aproximam por algum tipo de afinidade, existem diferenças de interesses, gostos, objetivos, opiniões, disponibilidade, etc. Mas se todo mundo fosse igual, a vida não teria graça nenhuma.
Uma vez, meu irmão mais novo me disse que eu havia nascido “para viver em bando”. Nunca discordei dele, pois para mim sempre foi importante uma turma de amigos, para garantir uma boa dose de diversão.
Amigos fazem bem para desestressar.

E pra quem gosta de viajar, nada melhor do que aproveitar um feriadão na companhia dos amigos e colocar o pé na estrada. Basta escolher um destino. Bahia, por exemplo.
Quando se chega na capital baiana, é possível perceber de cara a hospitalidade e a descontração do povo local. As pessoas são animadas e conversam pra caramba. E não demora muito para os visitantes entrarem no ritmo.
Salvador é uma cidade cheia de atrativos. É impossível não voltar os olhos para a forte expressividade da cultura local. A cidade transcende sua história por todos os lados e demonstra sua identidade a todos os momentos. Não há como não voltar no tempo ao circular pelas ruas do Pelourinho, nem ficar parado ao som da batida do Olodum. Isso sem falar na beleza natural das praias e ilhas próximas, prontas para serem desfrutadas sob o energizante calor do sol.
Se viajar é bom pra desestressar, Bahia então nem se fala!





Nenhum comentário:

Postar um comentário